sem moderação

sem moderação

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Horário de verão termina no país neste domingo

O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo (26). Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Bahia, terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (25). Assim, o sábado terá uma hora a mais.
Neste ano, o horário de verão teve 133 dias de duração.
Em São Paulo, os trens e o Metrô funcionarão normalmente até a 1h do domingo, no horário novo. De acordo com a CPTM, isso representará um acréscimo entre 17 e 26 viagens em cada linha. Os ônibus metropolitanos funcionarão normalmente na troca do horário. As viagens programadas para as 23h e a 0h serão repetidas no momento do atraso dos relógios.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).
Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir.

A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
EconomiaCom o horário de verão, o Distrito Federal economizou 2,3 mil megawatts/hora, informa o governo. A redução significa, de acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), 0,4% do consumo geral do DF ou cerca de 30% da energia gasta, no período, por uma região administrativa como Brazlândia.
Período
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso de 2012. Neste ano o Carnaval foi comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.

  FONTE: G1.com

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE POTIRAGUÁ REPERCUTE NA REGIÃO

Potiraguá, boa pauta para a imprensa regional. É o que demonstra a repercussão da matéria da TV Uesb Educativa sobre o carnaval em Potiraguá. A reportagem de Ramon Ferraz e Paulo Kalled, com o apoio do blog Potiraguá em Foco, foi exibida cerca de 500 vezes no YouTube, em menos de 24 horas. Devido aos vários compartilhamentos na rede social Facebook, a matéria foi postada em blogs da região sul e sudoeste da Bahia, como o Políticos do Sul da Bahia, o Tribuna da Conquista e o blog local Potiraguá na Net, além de ter sido veiculada na TVE (Salvador).
A reportagem reúne informações do começo dos festejos de carnaval na cidade, passando pelos anos 80 e 90, e chegando à Muquiranas Fest 2012.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TV FAZ REPORTAGEM SOBRE CARNAVAL EM POTIRAGUÁ

A TV Uesb Educativa, emissora de Vitória da Conquista, em parceria com a TVE, fez a cobertura da 3ª edição da Muquiranas Fest, resgatando a tradição carnavalesca em Potiraguá. A reportagem é de Ramon Ferraz e Paulo Kalled. A Muquiranas Fest aconteceu no sábado, dia 18.

PROFESSORES MUNICIPAIS NA MIRA DA GREVE EM 2012


Aplb – convocação

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em educação-APLB/ convoca a todos os seus associados para uma Assembleia Geral Extraordinária, que será relaizada no dia 27 de fevereiro de 2012, às 9:00 da manhã, na Escola municipalizada Joaquim Correia de Melo, para discussão e deliberação da seguinte ordem:
 1º Envio do plano de cargos e salários dos servidores da educação ao legislativo para aprovação.
 2º Reivindicação da percepção do salário mínimo para professores.
 3º Outros assuntos de interesse da categoria.

James Fagundes da Silva – Coordenador.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mukiranas invadem o Carnaval de Potiraguá.


Quem foi que disse que ele não é bela?

Esta é a idéia no pensamento de quem prestigiou a ousadia do Yakuza Produções, neste sábado de carnaval.
Há quem se diz que em Potiraguá não existe carnaval e, é verdade sim, não há carnaval na cidade, mas, há uma alegria em quem se dispõe aos inversos da vida no conceito das Mukiranas.
Trazendo à memória aos repetidos anos dessa façanha nas décadas de 80 e 90, um grupo da atualidade se desdobra na ousadia do retorno a uma cultura que, embora, muitos anos sem a programação, ainda é marca no município de Potiraguá.
Equipe da TV e Rádio UESB
E foi assim que aconteceu no sábado de carnaval. As Mukiranas não desperdiçaram a alegria e a intimidade do inverso. Homem se caracterizado de mulher e conseqüentemente, as mulheres se caracterizando de homens.
O grupo invadiu as ruas da cidade, mostrando determinação e talento de passar algumas horas se desfilando pelas ruas.
Observando, parece que a cultura não ficará acesa por apenas alguns anos, mas sim, eternizar n município e fazer conhecida na região.
Nesta 3ª edição atualizada, a Yakuza produções contou com a cobertura da Tv Uesb Educativa e da Rádio Uesb fm Educativa. Equipes destas emissoras estatais de Vitória da Conquista chegaram no sábado pela manhã. Aqui, fez a cobertura da Mukiranas 2012, o jornalista Ramon Ferraz entrevistou pessoas que viveram os festejos de carnaval em décadas passadas e também produziu matérias sobre outros assuntos de Potiraguá. Pela Rádio Uesb, teve link ao vivo direto de Potiraguá.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eng. Agrônomo Gilmar Silva Santos, assume a EBDA em Potiraguá.

O Engenheiro Agrônomo, Gilmar Silva Santos, depois de alguns anos, retorna a assumir a direção da EBDA/POTIRAGUÁ. Fruto da base forte aliada ao Governo estadual, representada pelo grupo do PT no município.
Gilmar começou as suas atividades, na última segunda-feira (13).
A princípio, apenas visitou o prédio onde se encontra instalada a unidade, buscando a entender as suas prioridades.
Falando em instalação, o local se encontra em condições inadequadas para a continuidade dos serviços que já são prestados e, por esta reazão a nova direção lamentou pela situação e promete buscar meios para a reforma urgentemente.
Faz-se necessário, ressaltar, que a mudança na direção da EBDA, foi uma iniciativa do Governo estadual, interessado nas melhores condições dos serviços no município de Potiraguá, focando no melhor atendimento e a demanda nos serviços agropecuários.
A EBDA é uma empresa que atua no desenvolvimento da agropecuária baiana, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, através da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Classificação de Produtos de Origem Vegetal. A empresa também visa estimular e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, com atividades agrícolas e não agrícolas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resultado da Enquete após de 30 dias.


A enquete referente a opinião pública com o tema:Quem disputará as Eleições para Prefeito em 2012?” obteve 108 votos em um período de 30 dias. O resultado foi o seguinte:

Olyntho x Luiz Soares         39 votos, 36%
Olyntho x Jorge Cheles         2 votos,  2%
Olyntho x Luiz x Jorge         21 votos, 21%
Luiz x Jorge                        46 votos, 42%.
Analisando o resultado: Nos primeiros dias da enquete havia, diante dos votos, uma tendência para a disputa entre Olyntho x Luiz Soares chegar ao final com uma maioria da preferência das opiniões.
Em seguida, certamente, por decorrências dos fatos ocorridos durante o mês de janeiro, a população passou a crer que ficará mais tendencioso a não candidatura de Olyntho para as eleições de 2012, buscando a reeleição. Uma tentativa que já não lhe deu bons resultados quando tentou alcançar em seu primeiro mandato. Também, vale acrescentar a idéia de que Jorge Cheles, já anda fazendo a sua campanha de porta em porta.
A opinião de uma possível disputa entre Olyntho x Jorge Cheles, foi descartada pelos votantes. Isso nos conduz a uma interpretação própria e comumente ligada à população do município, que ora, ainda fica sem saber qual será mesmo o jogo que Olyntho está fazendo com Jorge.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CARNAVAL VOLTA A EXISTIR EM POTIRAGUÁ

No próximo sábado (18), um aglomerado de homens sairá pelas ruas de Potiraguá vestido de mulher. Isto não provoca mais um susto. A tradição carnavalesca está voltando a se fortalecer na cidade, depois que um grupo de amigos começou a se mobilizar para fazer o evento das Mukiranas, este ano se repete e com mais divulgação e empolgação. A farra repercutiu e chegou aos ouvidos das produções da Tv Uesb Educativa e da Rádio Uesb fm Educativa. Equipes destas emissoras estatais de Vitória da Conquista chegam no sábado pela manhã. Aqui, farão a cobertura da Mukiranas 2012, entrevistarão pessoas que viveram os festejos de carnaval em décadas passadas e também produzirão matérias sobre outros assuntos de Potiraguá. Pela Rádio Uesb, terá link ao vivo direto de Potiraguá. Um vídeo-divulgação da MuKiranas 2012 foi publicado no Youtube: Copie e cole na URL: http://www.youtube.com/watch?v=c1LbF8LF0F4

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Após necropsia, site diz que havia água nos pulmões de Whitney Houston

Informação, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades que investigam a morte da cantora.

 LOS ANGELES - Ed Winter, porta-voz do escritório legista do condado de Los Angeles, informou neste domingo que terminou a necropsia no corpo de Whitney Houston, embora a causa oficial da morte só será conhecida dentro de seis ou oito semanas.

Segundo explicou Winter em entrevista coletiva, a causa da morte será determinada assim que se obtiverem os resultados de análise toxicológicas adicionais, um processo similar ao estabelecido na morte do cantor Michael Jackson em junho de 2009. No caso de Michael os resultados foram divulgados três meses após sua morte.
A necropsia no corpo de Whitney começou "em algum momento" desta manhã e terminou entre três e cinco horas depois, afirmou Winter.
Winter disse que o departamento de Polícia de Beverly Hills solicitou ao escritório legista que não sejam divulgados dados sobre a investigação, incluindo detalhes sobre as circunstâncias nas quais o corpo da cantora foi encontrado na noite do sábado no hotel Beverly Hilton, de Los Angeles.
Além disso, confirmou a tese da Polícia na qual se descartava qualquer indício de ato delitivo na morte de Houston, assim como o fato de que o corpo da artista foi achado no interior da banheira de seu quarto no Beverly Hilton.
O portal "TMZ.com", especializado em informação sobre famosos, assegura que a necropsia revelou que havia água nos pulmões de Whitney, embora se desconheça em que quantidade, um fator-chave na hora de determinar se ela morreu afogada ou se tinha falecido antes de ser introduzida na água.
Segundo o portal, as autoridades acreditam que Whitney pode ter se afogado após adormecer ou estar inconsciente pela combinação de um calmante misturado com álcool.
A Polícia, ainda segundo o portal, encontrou aproximadamente meia dúzia de potes com pastilhas no quarto da cantora, incluindo o remédio Xanax. Não foram encontradas substâncias ilegais.
Segundo fontes ligadas à artista, Whitney era consumidora habitual de Xanax, que tomava para controlar a ansiedade.

Quanto custa a burocracia brasileira?

ORDÉLIO AZEVEDO SETTE, É advogado sócio da Azevedo Sette Advogados - O Estado de S.Paulo.
 
Vivemos em um País cuja herança burocrática sem dúvida remonta ao colonialismo. Temos todo um sistema de "serviço" público que, para começar, nunca teve o menor resquício de prestação de serviços. Muito ao contrário. Seus funcionários primam por não atender e nem ter o mínimo interesse em servir. Da mesma forma, os mesmos não estão interessados em quanto custaria essa burocracia ao País e nem em quanto estariam onerando as empresas e contribuintes. Isso sequer é levado em consideração pelos agentes públicos. Controle de custos e gastos é coisa para a empresa privada e os contribuintes.
Somos onerados pela burocracia todos os dias. Quantos de nós já tivemos o desprazer de nos dirigirmos a uma repartição pública e, primeiramente, sequer sermos notados e, quando somos - por não haver outro jeito -, vemos que quem nos atende procura imediatamente criar um obstáculo para se ver livre da gente? "Volte amanhã com a firma reconhecida, faltou um carimbo na assinatura, tinha que ser em duas vias, onde está a autenticação nas cópias?, sem o CPF não pode, faltou a prova de quitação, o expediente hoje é só interno, você marcou hora com ele? Enfim, qualquer desculpa...e já vai você de volta sem ser atendido.
Além disso, quando você consegue preencher todas as "exigências" do atendente, você descobre que o serviço dito público não tem pressa e nem prazo. Volte em 30, 60, 90 dias ou então espere em casa por uma resposta que não chega nunca ou, quando chega, já é muitas vezes tarde ou inútil.
Isso acontece com todos nós mortais brasileiros, pessoas físicas ou jurídicas, de forma democraticamente indiscriminada. Dizer que é contribuinte é ofensa para o "servidor" público. Se cobrar eficiência, você acaba não conseguindo o que precisa. Reclamar não faz o menor efeito e as ouvidorias internas são, em geral, mecanismos do corporativismo para proteger os faltosos e relapsos. O contribuinte nunca tem razão! Mas paga a conta.
De uns tempos para cá, a burocracia, para evitar trabalho ou simples consultas a arquivos ou computadores resolveu exigir certidões ou atestados de tudo e para todos. Antes de pleitear alguma coisa, você tem de provar que está vivo (as empresas idem), juntar prova de residência, possuir certidões que atestem que você está em dia com suas obrigações, apresentar todas as suas guias de recolhimento e provas de quitação (INSS, IPTU, IPVA, taxas e emolumentos), contas de luz e água quitadas, declarações de imposto de renda (em violação ao sigilo fiscal "garantido"), atestados de saúde, RG, passaporte, declarações de bagagem, fora todos os relatórios e declarações que as empresas são obrigadas a fazer para as diversas esferas fiscais (União, Estados e Municípios) para fins que não se sabe exatamente quais são. Elas são obrigadas a manter toda uma caríssima estrutura de pessoal para atender a essas obrigações. Enfim, uma centena de papéis - a maioria desnecessária, porque tudo, em tese, estaria nos registros das próprias repartições. Um simples acesso aos computadores pelo funcionário comprovaria tudo de imediato. Mas não, a empresa agora tem de substituir o funcionário público e, com seus relatórios e declarações, realizar o trabalho que ele deveria fazer. O que as repartições realmente fazem com o papelório que recebem é uma incógnita. Mas todo dia se cria um novo relatório, uma declaração mensal. Repito: quanto custa isso ao País?
Escrevo tudo isso por causa de dois últimos atos lamentáveis. Primeiro, a resolução 363 do Contran que está exigindo reconhecimento das firmas em Cartório ou que você vá pessoalmente ao Detran transferir pontos recebidos por infração de trânsito a quem a cometeu. Vale dizer: seu filho dirigindo o seu automóvel foi multado, a multa veio para você e você quer que os pontos sejam atribuídos ao infrator. Pois bem, você agora tem de ir ao cartório ou ao Detran com seu filho e, na presença do funcionário, assinar a transferência. A justificativa é evitar fraudes e, para isso, pouco importa penalizar os justos pelos pecadores. E não custa perguntar, estariam os Detrans aparelhados para receber essa leva de pessoas?
A segunda pérola da burocracia é a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, criada pela Lei nº 12.440/11, que é exigida em qualquer licitação pública e já está em vigor a partir de janeiro de 2012. Trata-se de mais uma certidão entre as dezenas já inventadas pela burocracia a dificultar a vida de todos. Qual o seu efeito prático? Diminuiria as ações trabalhistas? Obrigaria os empregadores em débito a pagar suas dívidas para com os empregados? Evidente que não. Seria mais um entrave burocrático, mais um papel para dificultar a vida dos empresários. Qual seria o custo disso para o Brasil? Pouco importa aos nossos burocratas de plantão!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mundo da música chora a morte de Whitney Houston

Cantora tinha prevista apresentação neste domingo em uma festa prévia aos Grammy, organizada pelo produtor musical Clive Davis no hotel Beverly Hilton, onde o corpo da cantora foi encontrado.

LOS ANGELES - O mundo da música, justo quando se prepara para realizar no domingo, 12, a grande festa dos Grammy, reagiu de forma instantânea à notícia da morte de Whitney Houston e inundou as redes sociais com mensagens em lembrança à diva americana.
A cantora foi declarada morta às 15h55 (horário local, 22h55 de Brasília) no Hotel Beverly Hilton, de Los Angeles. Por enquanto, se desconhece a causa de sua morte. Em maio do ano passado ela foi internada em um centro de desintoxicação para continuar combatendo sua longa dependência das drogas e do álcool.
Seu ex-marido, Bobby Brown, está "devastado", segundo disse um familiar próximo à revista "People". "Tinham em comum a sua filha Bobbi Kristina e queriam criá-la juntos. Não se odiavam. De fato, havia muito respeito entre eles. É um duro golpe para Bobby. Está devastado. Ele gostava muito dela. São momentos muito tristes", acrescentou.
Whitney se casou com Brown, um polêmico cantor de soul, em 1992. Tiveram sua filha um ano depois e após uma relação tumultuada, que incluiu uma denúncia da cantora por violência doméstica, o casal se divorciou em 2007. A artista tinha previsto cantar neste domingo em uma festa prévia aos Grammy, organizada pelo produtor musical Clive Davis no hotel Beverly Hilton, onde o corpo da cantora foi encontrado.
"Whitney Houston era uma das melhores cantoras pop de todos os tempos e deixa um vasto legado musical ao longo de três décadas", disse Neil Portnow, presidente da academia que organiza os Grammy. "Sua voz poderosa deu origem a múltiplas canções memoráveis. Uma luz se apagou hoje em nossa comunidade musical", acrescentou. A academia confirmou que Jennifer Hudson prestará homenagem à artista durante a 54ª edição dos Grammy.
Como já é habitual nestes casos, a rede social Twitter foi o principal meio utilizado pelos artistas para expressar seus sentimentos. "Perdemos outra lenda. Todo meu amor e minhas orações estão com a família de Whitney. Sentiremos saudades dela", escreveu Christina Aguilera. "Whitney, descanse em paz. Nunca mais haverá alguém como você", afirmou Lenny Kravitz.
O rapper P. Diddy comentou: "Meu Deus! Não posso acreditar! É um dos dias mais tristes da minha vida". Mariah Carey assegurou: "Sempre será lembrada como uma das maiores vozes que a Terra viu". A irmã de Michael Jackson, Latoya, quis dar os pêsames à mãe e à filha da cantora: "Não posso entender o fato de que Whitneyhouston tenha morrido! Meu coração está com sua mãe, sua filha e seus entes queridos", escreveu.
Na mesma linha se expressaram Toni Braxton ("meu coração está chorando, descanse em paz Whitney, ícone e diva lendária") e o rapper Ludacris ("adeus a uma das almas mais puras que encontrei em minha vida"). Outros nomes de destaque que se pronunciaram a respeito foram Lady Gaga ("quando escrevi 'Born This Way' imaginava como Whitney a cantaria, porque não tinha confiança suficiente para ser uma estrela"), Jennifer López ("uma tremenda perda, vai embora uma das melhores vozes de todos os tempos") e Rihanna ("não tenho palavras, só lágrimas").
Whitney tinha completado a filmagem de "Sparkle", um filme cujos rumores eram de que poderia devolvê-la ao estrelato que alcançou de forma mundial ao ser protagonista de "O Guarda-costas" (1992). "Sparkle" estreará nos cinemas dos Estados Unidos no dia 17 de agosto, segundo confirmou o estúdio Sony Pictures. As últimas canções gravadas pela artista aparecerão nesse filme. Uma delas ela canta em frente às câmeras e a outra aparecerá durante os créditos, segundo a "Billboard".
Os temas são uma versão do clássico gospel "Eyes on the Sparrow" e "Celebrate", uma canção escrita por R. Kelly que Whitney interpreta em um dueto com Jordin Sparks.

 

Com 4 gols de bola aérea, Grêmio goleia Santa Cruz-RS

AE - Agência Estado
Demorou, mas o Grêmio finalmente conseguiu jogar um futebol que justifique o investimento feito pela diretoria para montar o time para a temporada. Mas não foram os caros Marcelo Moreno e Kléber que brilharam na goleada por 4 a 1 sobre o Santa Cruz, neste sábado à noite, no Olímpico. Os zagueiros é que foram os goleadores, com dois de Naldo e um de Grolli. Kléber, já no fim, também deixou o dele. Todos os quatro gols saíram em jogadas aéreas.
Com 13 pontos em sete jogos (quatro vitórias, um empate e duas derrotas), o Grêmio agora é o terceiro colocado do Grupo 2 do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. A equipe tricolor ainda pode perder a posição para o Veranópolis, que joga neste domingo contra o São Luiz. Só resta mais uma rodada para o fim da fase de classificação e o Grêmio se garante antecipadamente nas quartas se o Cruzeiro-RS perder para o Inter no meio da semana, em jogo adiado.
Mesmo com o Grêmio jogando em casa, foi o Santa Cruz que abriu o placar. Tiago bateu falta, Victor saiu muito mal, Ullian tentou, mas foi Cristiano quem marcou. Dois minutos depois, aos 18, o Grêmio empatou, também pelo alto. Após escanteio na área, Marcelo Moreno cabeceou no travessão e Naldo marcou no rebote, também de cabeça.
Não demorou para sair o segundo gol. Novamente após escanteio, Naldo cabeceou para trás e Grolli virou. Na etapa final sairiam os outros dois gols. No terceiro, Kléber cruzou e Naldo cabeceou para marcar. Depois, já aos 31, o centroavante vindo do Palmeiras deixou o dele, completando, mais uma vez de cabeça, um cruzamento de Edilson.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ACABA GREVE DA PM NA BAHIA

CHEGOU AO FIM A GREVE DA POLÍCIA MILITAR NA BAHIA. A INFORMAÇÃO É DO COMANDO DE GREVE DO GRUPO DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES BAIANOS. OS POLICIAIS QUE ESTAVAM PARALISADOS DEVEM RETOMAR AS ATIVIDADES IMEDIATAMENTE. A DECISÃO FOI TOMADA DURANTE UMA ASSEMBLEIA REALIZADA EM SALVADOR, NA NOITE DESTE SÁBADO. ALÉM DA REVOGAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE PMS QUE PARTICIPARAM DA GREVE E DA ANULAÇÃO DAS PRISÕES DOS LÍDERES DA GREVE, O GOVERNO ACEITOU O PAGAMENTO IMEDIATO DA GAP IV (GRATIFICAÇÃO DE ATIVIDADE DE POLICIAL) E O PAGAMENTO DA GAP V PARA MARÇO DE 2013. SEGUNDO O COMANDO GREVISTA, OS POLICIAIS TAMBÉM TERÃO REAJUSTE DE 6,5% RETROATIVOS À JANEIRO DESTE ANO. DO OUTRO LADO, OS MILITARES ABRIRAM MÃO DA REVOGAÇÃO DO DECRETO DE PRISÃO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS ENVOLVIDOS NAS AÇÕES GREVISTA.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Governo garante ajuda para Estados onde PM faz greve 10 de fevereiro de 2012 | 19h 57

VANNILDO MENDES, JOÃO DOMINGOS E RAFAEL MORAES MOURA - Agência Estado
O governo federal tem planos de contingência, com mais de 20 mil homens de prontidão, para mandar ajuda a qualquer estado que recorra à União para garantir a lei e a ordem pública devido à onda de greves de policiais militares que ameaça se expandir pelo País. A cargo dos Ministérios da Defesa e da Justiça, os planos incluem efetivos das Forças Armadas, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança Pública, que tem uma reserva 10 mil policiais de elite recrutados nos estados para pronto emprego.
"Se necessário, temos condições de mandar tropas não só ao Rio - onde as polícias militar e civil entraram em greve hoje - mas para qualquer Estado que necessite de reforço", informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Cerca de 4 mil homens estão na Bahia, primeiro Estado atingido pela onda de greves planejada por policiais de vários estados para forçar o Congresso a aprovar a PEC 300, proposta de emenda constitucional que cria o piso nacional da categoria.
Cardozo disse que, por enquanto, não há necessidade de mandar reforços ao Rio, onde a situação seu ver "é muito tranquila" e o governador Sérgio Cabral não viu necessidade de pedir ajuda por enquanto. Ele garantiu que todas as medidas foram adotadas para assegurar a tranquilidade de foliões e turistas durante o período carnavalesco. "Não tenho a menor dúvida de que o carnaval transcorrerá em absoluta normalidade na Bahia, no Rio e em todos os Estados".
O palácio do Planalto avalia que o tratamento de choque dado aos grevistas na Bahia, numa articulação federal com o governo Jaques Wagner (PT), serviu de alerta aos demais Estados onde associações de cabos e praças militares armara uma onda de paralisações e motins. "Estamos acompanhando com evidente preocupação a movimentação em todo o país, mas acreditamos que a reação firme do governo contra atos criminosos e de vandalismo ocorridos na Bahia, fez reduzir o ímpeto nos demais Estados", disse Cardozo.
Além de endurecer na negociação salarial, o governo pediu a prisão dos cabeças do movimento e fechou questão em não conceder anistia aos que cometeram excessos. "A posição do governo é clara: somos contrários à qualquer forma de anistia, não é possível que pessoas que tenham praticado crimes, situações de vandalismo, sejam simplesmente ignoradas", observou Cardozo. A seu ver, no Rio, "é visível o enfraquecimento do movimento e também o amadurecimento dos policiais, que optaram por ações não violentas".
Os serviços de inteligência do governo, que incluem a Abin e a PF, monitoram há meses a movimentação dos policiais em todos os Estados e detectaram que, além da Bahia e Rio, havia mobilização forte em outros dez. Em seis, o quadro é mais preocupante (Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Goiás). Nos outros quatro, o risco de motim é menor, mas não totalmente descartado (Mato Grosso, Roraima, Tocantins e Distrito Federal).

Para PSDB, petistas celebram aniversário em meio a contradições

Agência Estado
 
BRASÍLIA - O PT comemora seus 32 anos "envolto em contradições", critica o presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE). Em nota distribuída pelos tucanos hoje, Guerra afirma também que o "PT faz aniversário comemorando privatização".
O deputado tucano argumenta que na época do governo Fernando Henrique Cardoso o PT criticou a política de desestatização. "E nos dias atuais comandou a privatização de três aeroportos", cita a nota. O deputado ressaltou também que "o PT voltou a falar sobre o controle da mídia e a restrição das liberdades de expressão".
"Ao longo de seus 32 anos, o PT rotineiramente se posicionou contra medidas que trouxeram benefícios aos trabalhadores", cita o texto. "À época da promulgação da Constituição de 1988, o partido foi o único a não votar a favor da aprovação do documento - chamado de "Constituição Cidadã", devido à grande quantidade de direitos que assegura.
Seis anos depois, o PT promoveu uma verdadeira guerra contra o Plano Real, que transformou a economia brasileira, acabou com a inflação e teve como sua principal beneficiária a população pobre", destaca o texto. Afirma, ainda, que "durante as campanhas presidenciais a partir de 2002, utilizou as privatizações como armas eleitorais contra o PSDB".

Kassab é vaiado na festa de 32 anos do PT

EUGÊNIA LOPES E RICARDO BRITO - Agência Estado

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do PSD, foi vaiado agora há pouco na festa de 32 anos do PT. Kassab foi convidado para participar da comemoração pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula uma aliança com Kassab para eleger o ex-ministro Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo. Enquanto Kassab foi vaiado, o ex-ministro José Dirceu foi ovacionado pela plateia de petistas. Os militantes do partido mostraram-se estupefatos com a presença de Kassab. A presidente Dilma Rousseff foi muita aplaudida.

Governo poderá enviar tropas para garantir Carnaval, diz Cardozo

O governo federal enviará tropas para garantir a segurança do Carnaval em Estados onde policiais iniciarem greves, disse nesta sexta-feira, 10, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diante da paralisação na Bahia e no Rio de Janeiro que ameaçam a rentável temporada de festas.
Policiais, bombeiros e agentes penitenciários do Rio de Janeiro decidiram entrar em greve a partir da madrugada desta sexta-feira, seguindo movimento semelhante na Bahia, onde policiais militares estão parados desde 31 de janeiro.
Estes Estados atraem milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, numa das épocas mais lucrativas para a economia local.
"Não tenho a menor dúvida de que o Carnaval ocorrerá em absoluta normalidade na Bahia, no Rio de Janeiro e em todos os Estados brasileiros. O governo está pronto para mandar tropas que forem necessários", disse o ministro a jornalistas.
Apesar do anúncio de paralisação no Rio, a Polícia Militar afirmou que a adesão foi restrita e que a corporação está trabalhando normalmente. Em áreas turísticas tradicionais, como Copacabana, com a maior concentração de hotéis da cidade, cabines da PM operavam normalmente e havia viatura nas ruas.
"(A) situação é bem tranquila. Eu conversei com o governador (do Rio) Sérgio Cabral, até o momento sequer foi necessário encaminhamento à Força Nacional. As Forças do Rio de Janeiro estão atuando com tranquilidade. Caso seja necessário, nós estaremos em condições de encaminhar não só a Força Nacional, mas também as Forças Armadas", disse Cardozo, que avaliou que o movimento fluminense tem menos intensidade que o baiano.
Na Bahia, os índices de criminalidade dispararam no Estado, um dos mais violentos do país. Desde o início do movimento, foram registrados ao menos 150 homicídios.
Cardozo reiterou posição do governo contrária à concessão de anistia a PMs que tenham cometido crimes. Gravações de conversas telefônicas divulgadas pela Rede Globo, na quarta-feira, mostraram líderes da greve na Bahia incitando atos de violência no Estado.
"Não é possível que pessoas que tenham atuado praticando crimes, atuado em situações de vandalismo, seja pura e simplesmente ignorados os atos que praticaram. O policial, o cidadão, o político, todos devem respeitar as lei. Nessa perspectiva, quem comete crimes, deve responder por eles", disse ele.
Na quinta-feira, durante visita a obras no Nordeste, a presidente Dilma Rousseff se disse "estarrecida" com as conversas divulgadas, nas quais o líder do movimento grevista na Bahia incita violência e vandalismo, e se disse contrária à anistia a militares envolvidos em práticas criminosas. 
FONTE: http://www.estadao.com.br/
(Reportagem de Hugo Bachega)

Oito líderes do motim continuam foragidos

A Polícia Federal deve continuar à procura dos oito líderes envolvidos no motim da PM e com mandato de prisão emitido pela justiça. Os oito foragidos são o sargento PM Marcos Vinícius, Fábio Brito (diretor jurídico da Aspra), Alessandro Reis (ex-diretor financeiro da Aspra), Edianario Santos (Aspra Feira de Santana). Além dos identificadas como ex-soldado Edianari, soldados Josafá, Augusto Junior e Gilvan.
Na madrugada desta quinta, o dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), o ex-PM Marco Prisco, negociou sua rendição à polícia. Sob a condição de deixar a Assembleia Legislativa (AL), no CAB, pelos fundos, com o ex-sargento Antônio Paulo Angelini, únicos no prédio com prisão preventiva expedida pela Justiça, ambos foram presos pelas polícias Federal e do Exército por volta das 6h30 da manhã.
No decorrer da semana, foram detidos o sargento Elias Alves de Santana, lotado na 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (Rio Vermelho), e o soldado PM Alvin dos Santos Silva, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), além da soldado Jeane de Souza. Para o advogado criminalista Rogério Andrade, contratado para defender os 12 líderes da greve, houve excesso da Justiça ao pedir a prisão preventiva deles, “por serem réus primários, com endereço fixo e profissões lícitas”.
Decisão - A decisão de abandonar a resistência grevista ocorreu poucas horas depois de a Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelar à imprensa o conteúdo de escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, entre o ex-PM e o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspojer), David Salomão, domingo passado, quando os dois supostamente tramavam atacar veículos e interditar o tráfego na BR-116.
Escoltados em viaturas do Grupo de Operações Táticas da Polícia Federal (GOT) até um helicóptero do Exército, que os aguardava a cerca de 500 metros da AL, Prisco e Angelini seguiram para o Setor Militar Urbano da 6ª Região, na Avenida Paralela. Lá, segundo o advogado Rogério Andrade, Prisco e Angelini fizeram exame de corpo e delito, foram interrogados e levados para a Cadeia Pública, na Mata Escura.
O restante do grupo de 245 pessoas, entre mulheres e homens, segundo contagem feita pelo Exército, evacuou pacificamente a sede da AL, à pé, em motocicletas, carros e no ônibus cedido pelos militares. Após passar pela revista dos agentes da PF, os amotinados ligados à Aspra seguiram para o Sindicato dos Bancários.  O tenente-coronel Márcio Cunha,  disse que a tropa atendeu ao pedido do governador Jaques Wagner que “rechaçava o combate”. 
FONTE: A TARDE ON LINE

Educadores anunciam greve antes mesmo de começarem as aulas em Potiraguá.

Segundo informações do blogger APLB POTIRAGUÁ, até o momento, o prefeito do município de Potiraguá, Olyntho Alves Moreira, não se posicionou acerca do PLANO DE CARREIRA dos Profissionais da Educação, gerando com isso, uma equiparação salarial entre todos os profissionais da Rede Muncipal de Educação. A classe dos Professores continua sem valorização, pois está recebendo SALÁRIO MÍNIMO
Devido aos impasses da Gestão para aprovação do Plano de Carreira, há possibilidade da categoria iniciar o ano letivo em GREVE.
Esperamos que o prefeito  agilize o processo de aprovação do Plano, para que assim, evitemos maiores impasses e transtornos na educação do município.

A Direção do Núcleo Sindical de Potiraguá

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Potiraguá em pânico... Causado pela Greve da PM no Estado da Bahia.

Com essa de paralisação dos Policiais Militares no Estado da Bahia, a população de Potiraguá anda apreensiva 24 horas por dia.
Um fato se conta ali, outro aqui... Mas nada se leva a um relato de verdadeiros acontecimentos.
Também... Não existe policiamento para transmitir informações seguras.
As fofocas são:
· Roubo no Posto Potiraguá
· Roubo de automóvel na Rodovia BA 670
· Assalto à Maternidade
· Assalto a uma residência
· Suspeita de Homens armados dentro de um carro circulando na cidade.
O PF não tem informação alguma com precisão referente a esses casos. Por esta razão, preferimos nos calar à cerca dos comentários.

Morre "Wando" - cantor dos Moteis.

O cantor Wando morreu na manhã desta quarta-feira (8) no Biocor Instituto, em Nova Lima (MG), onde estava internado desde o dia 27 de janeiro devido a fortes dores no peito e no estômago. Segundo o médico João Carlos de Souza Dionísio, Wando teve uma parada cardiorrespiratória às 8h e não resistiu. O cantor, cujo nome de batismo é Wanderley Alves dos Reis, recebeu o célebre apelido da avó. Ele estreou em disco em 1973, cantando sambas.

Setor turístico se reúne para combater boatos sobre adiamento do carnaval

Entidades e associações que representam o setor turístico na Bahia se reúnem nesta quarta-feira (8), às 11h, no Hotel Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador. O encontro tem o objetivo principal de confirmar a realização do carnaval deste ano e combater boatos de que a festa seria adiada por conta da greve da Polícia Militar (PM) no estado, deflagrada na última terça-feira (31). O trade turístico baiano já havia se reunido na tarde desta terça (7), com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, para discutir as estratégias que serão adotadas pelo setor após a paralisação. Boatos sobre uma possível mudança na agenda festa foram espalhados pelas redes sociais, mas negados veementemente pelo presidente do Conselho do Carnaval, Fernando Boulhosa, e pelo presidente da Saltur, Claudio Tinoco.
FONTE: www.bahianoticias.com.br

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Luiz Soares e Carlinhos de Daniel representaram Potiraguá em inauguração de obra do Governo Estadual.


ITAPETINGA: A CERB – Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia inaugurou no último sábado (4), no distrito de Palmares, localizado, cerca de 70 Km da sede Itapetinga, o Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água.
Na solenidade de inauguração, que contou com a presença de diversas autoridades, o governador Jaques Wagner foi representado pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O secretário da SEDUR, Cícero Carvalho e o diretor-presidente da CERB, Bento Ribeiro Filho, também compareceram.
A Obra foi realizada pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), com recursos da ordem de R$ 1 milhão e 600 mil, oriundos do Governo do Estado, beneficiando cerca de 600 pessoas.
O prefeito Zé Carlos e sua equipe compareceram à inauguração juntamente com outras autoridades do estado e representantes de cidades da região.
O senhor Luiz Soares e o presidente da Câmara de Vereadores, Carlinhso de Daniel foram convidados para representarem o município de Potiraguá, juntamente com o deputado estadual Rosemberg Pinto.
A água, que é captada no Rio Pardo, a cerca de 11 km do distrito de Palmares, é tratada e distribuída para os moradores do distrito. Ainda faz parte do sistema de abastecimento uma estação elevatória e dois reservatórios, entre outros equipamentos, construídos pelo SAAE, na gestão do ex-prefeito Michel Hagge. Também foram implantados novos 360 metros de rede de distribuição, somando-se a rede existente.
O prefeito Zé Carlos e sua equipe também compareceram à inauguração.

Trocas de guarda do Exército na madrugada provocam tensão na AL-BA

Foto: Banhia Notícias
Trocas de guarda dos homens do Exército provocaram tensão entre os policiais militares que estão acampados em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, impedidos desde a manhã desta segunda-feira (6) de entrar no local, informa o A Tarde. Um diálogo entre o general Gonçalves Dias, comandante da 6ª Região Militar, e o deputado Sargento Isidório (PSB), foi flagrado pela reportagem do veículo por volta das 0h50. O militar prometeu ao político, líder da greve da PM em 2001, que tomaria conta da situação e que ele poderia dormir tranquilo. “Dormirei com um olho aberto e outro fechado”, disse Gonçalves Dias. “Eu dormirei com os dois abertos. Estou ficando velho, mas não besta”, rebateu Isidório. O Exército espera vencer os manifestantes que ocupam a AL-BA pelo cansaço. A energia elétrica e o fornecimento de água ao edifício já foram cortados e não é permitida a entrada de água e alimento. O clima ainda voltou a ficar tenso por volta das 3h10, quando aconteceu outra troca de guarda das tropas das Forças Armadas. Não houve tentativa de invasão do prédio, abandonado por um policial às 2h30, aproximadamente. O homem teve que comprovar não ser alvo de nenhum dos mandados de prisão expedidos contra 12 grevistas, dos quais 11 ainda não foram cumpridos.  
FONTE: www.bahianoticias.com.br

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

VÍDEO REGISTRA SONS DE TIROS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Um cinegrafista da produtora de vídeo Studio Okey registrou, nesta segunda-feira, cerca de três minutos de tensão no centro da cidade de Vitória da Conquista, nas proximidades das praças 9 de Novembro e Barão do Rio Branco. O vídeo flagra sons de tiros e policiais rondando as ruas.
As imagens foram publicadas num site de compartilhamento de vídeo. Confira no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mvkYyXnucM0

CARTA ABERTA DA PMBA À SOCIEDADE

CLIMA DE TENSÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA E REGIÃO

Como diz o cantor Edson Gomes, "as pessoas se trancam em suas casas, pois não há segurança nas vias públicas". Esta frase retrata bem a tarde desta segunda-feira na cidade de Vitória da Conquista. Com os policias militares parados, os criminosos fazem a festa, ou melhor, o arrastão pelos bairros conquistenses. O dia começou com registros de assaltos nas avenidas Juracy Magalhães, Eduardo Magalhães e no centro da cidade. O comércio fechou e os ambulantes desarmaram as barracas.
Mas, já nesta madrugada, quatro homens armados invadiram um bar na Avenida Itabuna, bairro Patagônia, levando 3 mil reais, além de cigarros e isqueiros.
As instituições particulares de ensino já haviam pronunciado adiamento das aulas, e, no decorrer desta manhã, as escolas e universidades públicas tomaram a mesma medida. No caso da Uesb, os três campi pararam (Vit. da Conquista, Itapetinga e Jequié). Até porque, também, na maior cidade do sudoeste, as viações de transporte público coletivo recolheram as suas frotas.
O Sindicato dos Bancário de Conquista e Região solicitou o fechamento das agências de VCA, Itapetinga e Poções, que encerraram o expediente ao meio-dia. O presidente do sindicato, Delson Coêlho, orienta para que a população evite usar também o auto-atendimento.
Segundo a imprensa conquistense, foram sete homicídios na cidade durante o fim de semana, sendo seis na área urbana e um no povoado da Batalha.
Também acontecem atos de vandalismo sem ser acompanhado de roubo ou homicídio. Mais um caso, na noite deste domingo, foi registrado na praça Tancredo Neves, centro. A loja Limão Doce teve uma das vitrines depredada.
A greve da PM não tem prévia de término, assim como a normalidade do cotidiano da região.
(Fotos: Blog da Resenha Geral)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

RECONHECENDO O SEU VALOR. AGRADECIMENTOS PF.


Agradecemos a todos os leitores visitantes que postam os seus comentários aqui nesse humilde portal da informação de Potiraguá.
A produção sente-se a cada dia, mais gratificante com a credibilidade que tem conquistado diante da população potiraguense, bem como a do público da região e de cidades tão distantes.
Enfatizamos, portanto, aqui, a importância da sua votação na enquete de opinião pública referente às eleições políticas de 2012.
Continue dando aquela espiadela e não deixe de fazer o seu comentário.
POTIRAGUÁ EM FOCO.  03 ANOS DE INFORMAÇÃO E NOTÍCIAS!

VITÓRIA DA CONQUISTA RUMO À COPA

Matéria sobre os planos e andamento das obras que são requisitos para que Vitória da Conquista se firme na lista da FIFA como Centro de Treinamento de Seleção na Copa de 2014. A reportagem e edição são de Ramon Ferraz, pela Rádio Uesb fm Educativa 97,5

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cúpula do Ministério da Justiça desembarca em Salvador neste sábado

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e a secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, desembarcam em Salvador na manhã deste sábado (4). A comitiva, que chega às 10, acompanhará as operações das Forças Armadas brasileiras que apoiam às Polícias Civil e Militar na garantia da segurança pública no estado. O governador Jaques Wagner (PT), o comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, e o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, receberão o grupo na Base Aérea de Salvador e concederão uma entrevista coletiva à imprensa. Nesta quinta (2), o deputado federal baiano e líder do DEM na Câmara, ACM Neto, pediu ao Ministério da Justiça que acompanhesse o desenrolar da greve da Polícia Militar na Bahia. O democrata pediu ainda à pasta que enviasse um representante para atuar como mediador entre os grevistas. A determinação da vinda da comitiva foi determinada na tarde desta sexta-feira (3) pela presidente Dilma Rousseff (PT).
FONTE: www.bahianoticias.com.br

Juiz de Direito toma posse no Tribunal Regional Eleitoral

O juiz Cássio José Barbosa Miranda tomou posse como integrante da Corte do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) na vaga destinada aos juízes de Direito. A posse aconteceu em Sessão Solene, nesta quarta-feira (1º), e foi conduzida pelo presidente em exercício do TRE-BA, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, na sala do Tribunal. Para Cintra, o magistrado recém-empossado, prestou “uma contribuição inestimável nas prerrogativas eleitorais”. Cássio Miranda ingressou na magistratura baiana em 1990, como juiz de Curaçá e, em 1993, de Olindina.  Depois foi promovido para Xique-Xique e, em 1999, para Camaçari e para a 14ª Vara Cível de Salvador. 
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ESTADO CANCELOU CONCURSO PARA PROFESSOR REALIZADO NO DOMINGO

"refazer as provas no dia 11 de fevereiro."

Todos os candidatos que concorreram às vagas para professores de física e química no processo seletivo realizado no último domingo, 29, terão de refazer as provas no dia 11 de fevereiro. A decisão, que deverá atingir aproximadamente 1,2 mil candidatos, foi definida pela Secretaria de Educação (SEC) por conta do atraso da Consultec, responsável pela organização da seleção, na distribuição das provas no Colégio Polivalente do Cabula, onde aproximadamente 500 pessoas iriam realizar as provas.
As provas para as vagas em física serão refeitas em 28 cidades, enquanto as vagas em química serão em 27 cidades. Depois de consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a SEC foi convencida de que a melhor alternativa para manter a igualdade de condições no processo seletivo seria o cancelamento
das provas de todos os candidatos a vagas para física e química.
Em nota distribuída à imprensa, a SEC informou que houve atraso na distribuição das provas, sem especificar o que teria ocasionado o problema. No site da Consultec (www.consultec.com.br), um aviso publicado no
domingo diz que alguns candidatos teriam causado tumulto diante do atraso e que por isso a aplicação das provas no Colégio Polivalente do Cabula teria sido cancelada. “Por atraso na distribuição do material de prova, alguns candidatos causaram tumulto impedindo a realização das provas, provocando, com isso, a suspensão da aplicação nesse colégio”, diz um trecho do aviso.
De acordo com o analista de sistemas, Valnei Batista, candidato a uma vaga como professor de física, a Consultec enviou provas para vagas de assistente administrativo para o local em que os candidatos fariam provas para vagas de professores de física e química. “Não havia a menor condição psicológica para se fazer a prova 2h30 depois. Agora, para mim o maior prejuízo é a perda da credibilidade deste processo seletivo”, lamenta.
De acordo com o advogado especialista em concursos públicos, Waldir Santos, a decisão tomada pela SEC é a melhor dentre as opções disponíveis. “Não se trata de um erro proposital, aconteceu por incompetência mesmo”, pondera, lembrando que os prejuízos causados aos candidatos são altos. “A lei deveria responsabilizar os organizadores e cobrar deles o prejuízo”, diz.
A outra crítica do especialista é direcionada à SEC, por ter optado pela seleção pelo Regime Especial do Direito Administrativo, no lugar do concurso público. “É uma decisão de não respeitar a regra constitucional, que estabelece o concurso público”, afirma. Ele lembra que o Estado poderia ter relocado aprovados no último concurso.