sem moderação

sem moderação

quarta-feira, 28 de abril de 2010

DIA MUNICIPAL DO EVANGÉLICO EM POTIRAGUÁ DIA 07 A 09 DE MAIO 2010

Mais uma vez a comissão de festa gospel no dia municipal dos evangélicos de Potiraguá se prepara para a realização do evento no dias 07, 08 e 09 de maio 2010.
A comemoração estará contanto com as seguintes atrações: Banda Evidências, Derick de Deus e Banda, Banda Crônicas, Banda Amor e Fé e outros artistas da terra. A mensagem ficará por conta do Pr. Luis Otávio Rendeiro, Brumado-BA.
A grande novidade nesta VI edição é a 1ª Cavalgada Gospel. Uma idéia centrada na cultura do município, a qual vem se tornando o retorno da tradição. A cavalgada conta com o apoio da comissão da Cavalgada Ecológica. Esperam contar com mais de 100 cavaleiros entre os evangélicos e outros participantes às 9:00 da manhã no dia 09 com concentração na Praça Castro Alves, onde será realizado todo evento festivo, fechando com a animação do Cantor Derick de Deus e Banda.
A OMEP está se desempenhando o bastante para que tudo seja concretizado com êxitos e conta com o apoio da Nova Dimensão Publicidade nos dias que antecedem o grande momento.
Fazia parte dos planos da comissão contar com a presença de David Quilan, porém, até o momento não conta com o patrocínio aceitável para este fim. Mas, ainda é cogitação nos bastidores.
Em busca de aquisição de fundos, que foi orçada em R$ 22,000 (vinte e dois mil reais), a comissão estará vendendo camisas e contando com o apoio do comércio local e de outros municípios.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

ROSEMBERG VISITA O INTERIOR DA BAHIA

O pré-candidato a Deputado estadual pelo PT, Rosemberg Pinto dispensou todas as suas atividades afim de realizar uma visita ao interior do estado neste final de semana.
Partindo-se de uma iniciativa dos petistas que almejavam por uma aproximação mais próxima e calorosa junto ao pré-candidato, reuniram-se em Itapetinga no dia 24 (sábado) algumas lideranças políticas da região, não apenas petistas, mas aliados e convidados estiveram presentes também nesta reunião num salão improvisado.
Rosemberg relatou muito sobre a importância da candidatura de Dilma Rousseff para a presidência do pais. Destacou sem meias palavras a candidatura de Wagner para a reeleição. Dando seguimento ao seu bate papo, não perdeu a oportunidade em apresentar-se como pré-candidato a um pleito no legislativo estadual.
No domingo a sua visita continuou na cidade de Itarantim, onde contou com a presença e o apoio de lideranças do município, tais como: João Nilton, presidente do PT de Itarantim, Cleber Fonseca, Vereador Raimundo, Cícero Alencar, ex-prefeito de Itarantim, bem como a presença de Carlos Moura, prefeito de Itapetinga, Luis Soares, ex-candidato a prefeito pelo PT em Potiraguá e Manoel Lacerda de Maiquinique com a sua comitiva, entre outras.
Seguro de seus propósitos, Rosemberg continuava firme apresentando os seus propósitos de uma política fortalecida pelo crescimento alcançado pelo país depois da liderança de Lula no Congresso Nacional e adjunto estaduais.
O candidato deu soberana importância numa campanha fortalecida por bases amadurecidas e de propósitos unânimes para que possam acreditar numa política ainda mais vindoura em 2012. “Não acredito em uma política sem as relações pessoais, relações de amizades. Precisamos aproveitar dos acertos do passado e também dos erros para termos como experiência. Compromisso de pensar na Bahia sem interesses pessoais. Vamos pensar numa Assembléia Legislativa que pense na Bahia se politicagem. Não vamos pensar: o “PT”, mas o projeto para o município.
Rosemberg continuou o seu bate papo: “Não quero ser votado apenas por ser votado, porém votado pela razão do projeto de eleger Dilma à presidência da República, o projeto do Presidente Lula. Se não for por isso, a minha candidatura não tem sentido.
O pré-candidato apresentou a importância dos valores a quem o atribui. “A principal é a lealdade”. “Na minha campanha não quero disputar contra os meus parceiros, principalmente os do meu partido”, afirmou Rosemberg. “Não precisamos trocar cargos por votação”. Esta colocação foi logo depois de ter mencionado sobre uma ligação que recebeu do vereador Camilo (PT) Potiraguá.
Disse que em Potiraguá, tem um projeto para 2012. Quem será o candutor deste projeto aparecerá nesta comunidade e ele não vai desistir nunca.
A comitiva de Potiraguá, liderada por Luis Soares, Júnior Santana e Elias Carvalho, teve um atendimento peculiar, isto graças à altivez política que estes representantes conquistaram no município aos olhos do Pré-candidato e das lideranças petistas estaduais, bem como do governo do estado e do seu futuro candidato a vice-governador Oto Alencar, um dos amigos esquecidos pela atual gestão de Potiraguá. E nos faz interessar pela informação de que Rosemberg Pinto é indicação de Oto Alencar para o povo de Potiraguá.
  

quinta-feira, 22 de abril de 2010

POTIRAGUÁ EM ESTADO DE EMERGÊNCIA?!

No dia 15 de abril 2010 foi publicado no jornal “site” BN (Bahia Notícias) de Samuel Celestino, a inclusão de Potiraguá entre as cidades em emergência decretada pelo prefeito Dr. Olyntho Alves Moreira por decorrência das chuvas de 2009. O decreto já ficou em tramitação, porém com o parecer favorável.
Para que isso possa ter um parecer favorável o prefeito deve enviar um relatório sobre a situação do município com veracidade dos fatos. E isto foi feito depois das chuvas de 04 de abril de 2009 quando a mesma ocasionou crateras e até paredes de casas foram derruídas ao chão, a Quadra Poliesportiva invadida, Av. Leste e outras ruas alagadas sem muita complexidade.
O bom de tudo isso é que Potiraguá poderá se tornar numa cidade um pouco parecida ou igual às nossas circunvizinhas. Digna de aceitação e respeito, onde os seres humanos poderão se tornar alvo de contemplação humana e merecedores.
Depois disso a nossa Quadra será outra, reformada, reestruturada, com banheiros, teremos uma quadra bem melhor.
A região da Rua Canavieiras terá casas novas, reformadas, tratamento dos esgotos, bem como os bairros Gilberto Oliveira, Olavo Gil, não haverá mais esgotos a céu aberto no Alto da Colina.
As ruas de Potiraguá não são tratadas para que o governo (Defesa Civil) não tenha uma visão diferente. Um absurdo!!
Até quando as ruas ficarão intransitáveis? Porque não sabemos a que dia e nem hora em  que o governo fará liberação desta verba. E nem ainda sabemos se isso vai colar!

CONFIRA SE NOSSA CIDADE SE ENQUADRA NOS CONCEITOS DE EMERGÊNCIA E CALAMIDADE PÚBLICA:

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem demonstrar por este
estudo um panorama atualizado dos municípios em Situação de Emergência ou de
Calamidade Pública.
O conceito de Calamidade Pública ou Situação de Emergência é o seguinte,
segundo o Decreto nº 5.376/05, que regulamenta a Defesa Civil:
II - desastre: o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem
sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais
e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais;
III - situação de emergência: o reconhecimento pelo poder público de situação
anormal, provocada por desastres, causando danos superáveis pela comunidade
afetada;
IV - estado de calamidade pública: o reconhecimento pelo poder público de situação
anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada,
inclusive à incolumidade ou à vida de seus integrantes








quarta-feira, 21 de abril de 2010

10 MIL VISITAS NO BLOG!!!

O BLOG POTIRAGUÁ EM FOCO completou nesta segunda-feira (20) mais de 10 mil visitas.

Hoje, o blog mais visitado da cidade, atingindo até 50 visitas/dia. Eu disse: até!
Já alcançamos até o número de 110 visitas em menos de 24 horas. Mas isto não é coisa que acontece sempre.
O que mais dá ibope é quando a postagem se refere a assuntos políticos. Esta foi a razão do êxito de 110 visitas naquela ocasião.
O PF busca as informações sem medo de assombração, fantasmas, retaliações, ligações partidárias ou conceitos apenas egocêntricos.
Cremos que é numa proposta de certeza, fé, esperança e cidadania que o patoá jornalístico alcança soberania nos seus ideais. Pois não se concretiza em apenas palavras, mas de verdade e conhecimento do que se publica e pronuncia. E esta é a nossa cara!

NINGUÉM CALA ESTA VOZ!! SÓ DEUS

terça-feira, 20 de abril de 2010

JONATAS BRITO NA IGREJA BATISTA NACIONAL

CAMPANHA DAS TRÊS UNÇÕES E SEMINÁRIO DE LOUVOR DIAS 23,24 E 25 ABRIL
Acontecerá nos dias 23,24 e 25 de abril uma conferência na Igreja Batista Nacional. Na ocasião estará presente o cantor e pastor Jonatas Brito. Um dos maiores talentos da atualidade no cenário musical de Vit. da Conquista-BA.
O convidado estará ministrando uma campanha titulada "campanha das três unções" e um seminário de louvor e adoração.
A Igreja convida toda a população e ministros de louvor de todas as igrejas para perticiparem.

domingo, 18 de abril de 2010

FESTA DE DERICK DE DEUS PAROU A CIDADE

Ontem (17) no Centro de Cultura de Potiraguá aconteceu o evento gospel mais esperado do município. Acorrentado por esta tão sonhada realização, não foi diferente o esperado. O CCP ficou lotado, mais de 700 pessoas compareceram. O número não foi ainda maior por razão do pequeno espaço físico do salão.
Esta situação nos levou a pedir desculpas àqueles que gostariam de comparecer e não tiveram oportunidade por este motivo.
Depois de esgotada a venda dos ingressos (R$ 5,00 cada), mais de 200 pessoas ainda tentaram comprar e não acharam.
Foi brilhante a participação das igrejas.
O público esperava ansiosamente pelo louvor na voz de Derick de Deus, enquanto outros cantores se apresentavam na preliminar.
Acompanhado pela Banda formada pelos músicos da Igreja Batista Nacional, Ramon Ferraz, Fábio Feitosa, Wendell Neres, Bruno Gomes e sadraque Santos, o cantor que declarou que o seu refúgio foi Jesus, o seu psicólogo que o arrancou das drogas e do castigo, entrou cantando uma composição de Regis Danese (O meu Deus é forte) e foi aplaudido pelo público todo de pé.

Depois de interpretar várias músicas no estilo Pop Rok e de adoração, foi a vez de emocionar o público cantando uma composição de Marcos Antônio (mãe) dedicada à sua mãe Elizabete e arrancou choros e aplausos da platéia. A produção preferiu que esta e outras músicas fossem acompanhadas por apenas dois violões (foi o momento acústico).
Em seguida, deu prosseguimento com a banda e agitação do público louvando e agradecendo a Deus pela transformação da vida de Derick. A cidade parou e se mobilizou. Só se falava deste momento “DERICK DE DEUS, NEW LIFE IN JESUS”.
Este foi o primeiro trabalho produzido pela Nova Dimensão Publicidade, abrindo com chave de ouro esta nova fonte de entretenimento no cenário gospel em Potiraguá e região.
A Nova Dimensão agradece a todas as Igrejas, os patrocinadores, as pessoas, os pastores Agnaldo, Lucimar, Paulino, Carlinhos da Universal do Reino de Deus e a todos que colaboraram para esta realização para glória de Deus.
Lembre-se: Esqueça o “show”, louve a Deus!

Confira galeria de fotos aqui:
http://www.novadimensaonews.blogspot.com/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Rosemberg Pinto com todo apoio na Bahia

ROSEMBERG PINTO SE LANÇA CANDIDATO E
PODE SER MAIS VOTADO ESTADUAL PT

Extraído de: Bahia Já

Organizado por um grupo de amigos, encontro no hotel Sol Bahia, em Salvador
reuniu no sábado (10) cerca de 500 pessoas para o lançamento da
pré-candidatura de Rosemberg Pinto a deputado estadual.
A pré-candidatura de Rosemberg mantém relações com 86 municípios baianos.
"Foi o maior evento de um lançamento de candidatura realizado até aqui",
disse o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana que será um dos coordenadores
da campanha no sul do estado, região de origem de Rosemberg.
O evento foi apresentado pelo professor, poeta e compositor Jorge Portugal.
"Rosemberg representa o trabalho, a amizade, a doação de uma pessoa para a
sociedade. Nunca teve diferença de tratamento com as pessoas. Farei a
campanha com o mesmo vigor da primeira campanha de Lula", declarou Edval
Passos em um dos mais emocionados discursos. O deputado federal Luiz Alberto
disse que Rosemberg vem dos tempos em que Lula reunia oito pessoas para
fazer um comício. "Não vamos fazer conta, mas queremos que Rosemberg seja um
dos deputados mais votados da Bahia", disse o Deputado Federal Zezéu
Ribeiro.
O Deputado Federal Geraldo Simões destacou a importância da candidatura de
Rosemberg como um forte apoio na reeleição de Jaques Wagner para Governo e
até mesmo na eleição de Dilma Rousseff para Presidência da República. "Ele
tem uma significativa atuação em todas as esferas da sociedade, incluindo
desde o alto escalão aos movimentos sociais, focando, inclusive, em ações
voltadas para o público afro-descendente."
O presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo afirmou que Rosemberg é um dos
nomes para ocupar uma secretaria de estado ou a presidência da Assembléia
Legislativa da Bahia.

Prefeitos

Para Rilza Valentim, prefeita de São Francisco do Conde, destacou a figura de Rosemberg como um candidato que se consolida fortemente no recôncavo baiano. Antônio Romão Filho, prefeito de Saubara, complementou: "Por este motivo, Rosemberg é um nome cada vez mais forte para representar a Bahia, com projetos que

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O PT FICOU INDECISO E GEDEL FICOU COM CÉSAR

César Borges fecha acordo com Geddel para as eleições
Luana Rocha
Redação CORREIO
Foto: Antonio Saturnino

O que era tido como certo na política baiana precisou apenas de um fim de semana para se desmanchar. Após o governador Jaques Wagner (PT) confirmar na sexta-feira (9) que o senador César Borges (PR) estaria na sua chapa para eleição deste ano, o republicano escolheu o domingo chuvoso de ontem (11) para divulgar o inverso. Ele não só não vai ficar com o petista como passa a se aliar ao seu adversário político: o ex-ministro Geddel Vieira Lima do PMDB.
Cortejado pelos três pré-candidatos a governador, Borges adiou decisão e acabou se aliando a Geddel.
Em nota , o senador afirmou que “o PMDB deu provas mais sinceras de pretender uma verdadeira e integral parceria com o PR”. As provas a que o senador se refere são as coligações proporcionais para deputado federal e estadual. Coisa que o PT não queria e o PMDB, que só havia fechado oficialmente com dois partidos, aceitou rapidamente.
O PT queria que o PR ingressasse na aliança, mas não fizesse coligação na disputa das vagas com eles para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, já admitia que a chapa de Wagner teria mais de uma coligação para abrigar o PT e o PR.
 Isso aconteceria, sobretudo, por conta da rejeição dos petistas ao nome de Borges. “O PMDB garantiu ao partido as coligações para os deputados estaduais e federais, o que vai permitir a construção de um projeto político comum e sólido, no qual todos possam crescer e trabalhar com a mesma força em favor da Bahia”, concluiu Borges.
 Só alegria
 O atual deputado federal e pré-candidato ao governo era só alegria diante da nova composição e até fez metáfora. “Nossa candidatura superou os arrecifes e entrou em mar aberto”, filosofou Geddel. A adesão de César traz também dois minutos de tempo de propaganda eleitoral, além de 40 prefeitos do PR para a campanha de Geddel.
 A decisão final foi definida na manhã de ontem (11). “Conversei com o senador sobre nossa visão de aliança que quer juntar com generosidade e sem embromação”. Com César, o PMDB vai rearrumar a composição da chapa. Estavam cotados os nomes do vice- prefeito Edvaldo Brito e do milionário João Cavalcanti para o Senado. “Vou conversar com os aliados para fazer isso. Tudo será na maior tranquilidade”, diz Geddel.
Ainda esta semana, o PMDB fará um evento oficial para divulgar a aliança. “Antes vamos a Brasília conversar com as lideranças nacionais do partido para assegurar também que vamos apoiar a candidatura do projeto do presidente Lula”, confirmou Geddel.
Normal
No bloco da oposição, em que César Borges fez sua história política, a notícia foi recebida com naturalidade. O deputado federal ACM Neto (DEM)admitiu que desde que o PR fechou compromisso de apoiar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência, Borges já não estava mais nos planos deles. “Já esperava que ele não ficasse conosco. Nós nem estavámos conversando mais. Nosso palanque é de José Serra (candidato do PSDB à Presidência) e o partido dele tem outra candidata”, disse Neto.
Para ACM Neto o anúncio da adesão não traz nenhum prejuízo político para os Democratas. “Nossa articulação já não contava com o senador. O DEM não terá prejuízo porque a gente estava preocupado com nossa chapa. Não poderíamos ficar com alguém que não estivesse com Serra”.
O DEM anuncia nos próximos dias a formação da chapa. Os nomes cotados são do ex-prefeito de Guanambi Nilo Coelho para vice-governador e José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, para o Senado. Paulo Souto será o candidato ao governo.
Wagner se diz triste e resignado com a decisão
A decisão do senador foi comunicada ontem (11) para a cúpula do PT. “Estou sabendo agora dessa notícia. Desde sexta tento falar com o senador”, disse o presidente estadual do PT, Jonas Paulo.
 Demora na decisão do PT motivou ida de César para chapa de Geddel
Wagner, que foi avisado no fim da tarde de ontem (11), disse, através de sua assessoria, que recebia a notícia com tristeza e resignação. “Nosso trabalho em torno do projeto vitorioso vai continuar. Eu prefiro acreditar que a decisão (do senador) se deu por afinidades de projeto”, avaliou.
Fontes ligadas ao PR afirmaram que o PT pretendia adiar para junho a decisão sobre as proporcionais, o que Borges temia. “Ele começou a achar que estava caindo numa armadilha porque não se tomava decisão”, explicou fonte próxima ao senador. No lugar de Borges, o nome do ex-secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, aparece como provável candidato.
 (Notícia publicada na edição impressa do dia 12/04/2010 do CORREIO

  •  

POLÍTICA-BA

DE OLHO NA POLÍTICA 2010
Pelo que se vê, já começou o movimento político por todo o Brasil. Em Potiraguá não é diferente.
Lideranças partidárias já começaram as buscas por parcerias e coligações entre partidos.
Como a cidade não conta com um governo bem sucedido, parece que a coisa ficou ainda bem mais fragilizada, até pessoas sem vínculo algum político está abrindo portas por si mesmas para fins únicos e exclusivamente oposicionistas.
Os mais centrados, por sua vez, buscam estabelecer aliança com os seus pretendentes candidatos a deputados estaduais e federais.
Nesta sexta-feira (09), um grupo liderado pelo jovem dinâmico Marco Aurélio, se reuniu no Colégio Joaquim Correia de Mello para discutir sobre o futuro político de Potiraguá em 2010.
Os nomes mais fortes que se ponderam por aqui são: Rosemberg Pinto (PT), Virgínia Hagge (PMDB) e Ronaldo Carletto (PP).

sábado, 10 de abril de 2010

HÉLIO MAGALHÃES MATOU EM 1995 E AGORA FOI PRESO

Hélio foi preso no SAC de Eunápolis

Hélio matou a esposa a facadas depois de uma traição
POR: ANGELO NOGUEIRA / ATLANTICANEWS

Fotos: Tássio Loureiro / Atlantica News
Eunápolis - O crime aconteceu a 17 anos, em março de 1995 no município de Teixeira de Freitas, quando Hélio Magalhães de Jesus na época com 40 anos de idade, flagrou sua esposa com outro homem e a matou a golpes de faca e segundo consta no processo ele teria ocultado o cadáver.

Após cometer os crimes previstos nos Artigos 121 e 211 do Código Penal Brasileiro (matar e ocultar), Hélio fugiu do flagrante depois se apresentou sendo liberado para responder em liberdade, mas quando foi procurado pela justiça para prestar contas dos crimes ele não compareceu e teve decretada a sua prisão.

Como fugitivo Hélio estava vivendo em São João do Paraíso no município de Mascote, onde trabalhava como açougueiro e a menos de dois anos atrás quando foi vítima de atentado de morte dentro de casa recebendo três golpes de machado na cabeça. Desfalecido, ele foi encontrado por amigos muitas horas depois e conduzido para um hospital em Itabuna em estado gravíssimo, mas sobreviveu e resolveu a partir de então se batizar em uma igreja evangélica, se transformando em um "Mensageiro da última hora" da igreja Assembléia de Deus, gravou um DVD no qual ele canta e conta o seu testemunho de como saiu da morte para a vida após sofrer a tentativa de homicídio, mas no DVD não fala nada sobre a morte de sua esposa.

Pensando ter sido esquecido pela justiça, na tarde desta quarta-feira (07/04/10) por volta de 15h00, Hélio se dirigiu ao SAC de Eunápolis para renovar sua carteira de identidade, mas o sistema informatizado o delatou, ele foi preso pela Polícia Militar e conduzido ao Complexo Policial.

Hélio diz não se lembrar de como cometeu o crime, mas lembra que foi por traição e que não deveria estar preso porque agora é evangélico e o crime aconteceu há muitos anos atrás. A polícia e a justiça entendem diferentes e o infrator que não quis responder pelo crime quando era mais novo, terá que responder agora.
Hélio tem agora 57 anos de idade e será recambiado para a comarca onde cometeu os crimes.

DERICK DE DEUS NAS PÁGINAS DA REGIÃO

Parceria certa com a lider em comunicação de Itapetinga
O Site www.itapetinganews.com e a Rádio Cidade FM 94.3, ambos da cidade de Itapetinga-BA estão apoiando a programação do cantor Derick de Deus.
Em uma visita à Rádio no dia 08, quinta-feira e ao mesmo tempo a redação do site, na direção do competente parceiro da comunicação, Gilson Vasconcellos, encontramos ali um apoio dimensível referente à programação do Cantor Derick de Deus que será realizada no dia 17 no Polivalente em Potiraguá.
O diretor, Gilson Vasconcellos se colocou à disposição da comunicação de Potiraguá em parceria com o Potiraguá em foco.
Agradecemos a ele pelo apoio e satisfação em sua recepção à nossa redação.

Visite o seu site: www.itapetinganews.com

sexta-feira, 9 de abril de 2010

LULA E GEDDEL NA MIRA DO PAC

 Lula defende Geddel e verbas para a Bahia
Autor(es): Agencia O Globo/Luiza Damé e Fábio Fabrini

O Globo - 09/04/2010
Para presidente, denúncias de privilégio são leviandade; OAB pede investigação sobre critérios de distribuição

BRASÍLIA. Um dia após o TCU ter constatado a falta de critérios técnicos para a distribuição das verbas da Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, o presidente Lula saiu em defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que priorizou a Bahia na destinação dos recursos e é pré-candidato a governador. Lula disse que esse tipo de acusação é uma leviandade e criticou as pessoas que aproveitam um desastre como o ocorrido no Rio para fazer “joguinho político pequeno”. Segundo ele, não houve privilégio à Bahia, estado do ex-ministro.
O levantamento foi feito pelos auditores do TCU e apreciado pelo plenário anteontem. Por unanimidade, os ministros determinaram que o ministério estabeleça critérios objetivos para os repasses e os publique.
— Como pode dizer uma coisa dessas, dizer que o dinheiro do Rio não foi porque foi para a Bahia? É leviandade de quem falou.
O que eu acho pobre neste país é que as pessoas esperam acontecer uma desgraça desta magnitude para tentar fazer o joguinho político pequeno — disse Lula.
Os dados do TCU mostram um crescimento súbito das verbas para a Bahia após a nomeação de Geddel, em 2007. Em 2008 e 2009, o estado recebeu, sem levantamento de riscos ou histórico de chuvas que justificassem, R$ 114 milhões, 64% de tudo o que foi pago para obras preventivas de desastres no país. Já o Rio ficou com parcela de 0,9%, correspondente a R$ 1,5 milhão. Entre 2004 e 2009, os pagamentos para a Bahia somaram R$ 133 milhões (37%), contra R$ 2,3 milhões para o Rio (0,65%).
A OAB apresentou ontem representação à Procuradoria Geral da República para que apure se houve omissão de administradores públicos na tragédia do Rio. Além disso, pediu investigação sobre os critérios de distribuição de recursos pelo Ministério da Integração. O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, criticou a disparidade entre os recursos canalizados à Bahia e a Santa Catarina, que, junto com outros 18 estados, teve 3% dos valores pagos em 2008 e 2009 para obras preventivas, embora tenha sofrido com as chuvas.
— As responsabilidades nesses casos têm sido jogadas de um governante para outro. Nossa postura agora é de cobrar de quem é a efetiva responsabilização sobre a caixa preta que envolve essas verbas destinadas a episódios de emergência — disse Ophir.
Em resposta às críticas, o Ministério da Integração Nacional explicou que a liberação de verbas ocorre conforme o número de projetos apresentados. Os municípios da Bahia teriam enviado mais que os outros. Além disso, o Nordeste seria uma das prioridades da pasta.

Geddel - A sardinha pra sua rede. 64% para a Bahia

Geddel - A sardinha pra sua rede. 64% para a Bahia
A Bahia recebeu 61% dos R$ 39,4 milhões desembolsados pelo governo federal neste ano para prevenir danos e prejuízos provocados por desastres naturais em todo o país. O estado recebeu R$ 24 milhões do programa de “prevenção e preparação para desastres”; maior valor entre todas as unidades da federação. Juntos, os outros 15 estados do país beneficiados com recursos do programa foram contemplados com R$ 15,4 milhões A cifra corresponde a apenas 64% do valor designado para a Bahia, estado onde o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima é pré-candidato ao governo nas eleições de 2010.

No ano passado, foram reconhecidas situações de emergência e estados de calamidade pública em 950 municípios do país afetados por desastres ambientais, segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Só em Santa Catarina 131 municípios tiveram ocorrências reconhecidas pela Defesa Civil. Já na Bahia houve o reconhecimento das incidências em 50 municípios. No Rio Grande do Sul foi publicado no Diário Oficial da União o registro de situação de emergência e estado de calamidade pública em 209 municípios, o segundo maior número após Santa Catarina.
O ministro Geddel disse ao Contas Abertas que, fundamentalmente, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as ações emergências e as emendas parlamentares foram as responsáveis por elevar os valores globais do Ministério da Integração Nacional como um todo repassados à Bahia em 2009. “Só para projetos do PAC na Bahia o ministério repassou R$ 103 milhões no ano passado. Para a barragem Gasparino, em Coronel João Sá, por exemplo, foram quase R$ 50 milhões. Se você tirar o PAC, já derruba esse valor”, argumentou o ministro.
No entanto, analisando apenas os recursos do programa de prevenção, que em sua maioria são destinados à Bahia, a justificativa do ministro não se confirma, pois não houve nenhum pagamento do programa com recursos do PAC. Quanto às emendas parlamentares, a mesma situação; o valor efetivamente pago destinado à Bahia é insignificante diante dos R$ 65,4 milhões desembolsados pelo ministério por meio do programa de prevenção no estado em 2009.
Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e foram coletados a partir de pagamentos por meio de ordens bancárias. Os números incluem os “restos a pagar”, dívidas de anos anteriores quitadas em 2009, e não contabilizam as transferências constitucionais da União, que não são discricionárias.

POLÍTICA NACIONAL

Lula defende Geddel e verbas para a Bahia
Autor(es): Agencia O Globo/Luiza Damé e Fábio Fabrini

O Globo - 09/04/2010

O deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) deverá anunciar somente nesta quinta-feira, 8, a chapa majoritária que, liderada por ele, irá disputar as eleições deste ano na Bahia. Vieira Lima disse ontem que as articulações ainda não estão concluídas e não quis confirmar os nomes divulgados pelo colunista Samuel Celestino em seu blog Bahia Notícias. “Pode ser, pode não ser. A chapa não está fechada”, disse o parlamentar, que se desincompatibilizou na semana passada e ontem reassumiu seu mandato na Câmara de Deputados.
Procurado por A TARDE, seu irmão, Lúcio Vieira Lima, presidente estadual do PMDB, também saiu pela tangente, afirmando que o anúncio acontece apenas na quinta e que os nomes veiculados no Bahia Notícias podem ou não estar corretos.
De acordo com o blog de Celestino, além de Geddel Vieira Lima como candidato a governador, constariam da chapa o atual vice-governador do Estado, Edmundo Pereira, para vice; e, para o Senado, a dobradinha seria composta pelos nomes de Edvaldo Brito, vice-prefeito de Salvador, e do empresário João Cavalcanti.
Segundo a nota do Bahia Notícias, a chapa foi definida na última segunda, numa reunião a portas fechadas na sede do partido. Peemedebistas ouvidos pela reportagem confirmam que os nomes da chapa são estes mesmos e que a única dúvida é se João Carlos Cavalcanti ficará na vaga ao Senado ou na de vice.
Sobre seu retorno à Câmara nesta terça, 6, Geddel Vieira Lima disse que se sente “inteiramente à vontade”, pois conhece a Casa há 20 anos e tem lá muitos amigos. “Fui recebido com carinho”, disse o ex-ministro do governo Lula. Nesta terça, a pauta do plenário da Câmara estava trancada por medidas provisórias.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

POLÍTICA NA BAHIA

Chapão provoca ataque de nervos entre aliados do governo baiano.

Biaggio Talento l A TARDE
As negociações entre petistas e republicanos para fechar a aliança na chapa majoritária da candidatura pela reeleição do governador Jaques Wagner (PT) extensiva à disputa proporcional (deputados estadual e federal) está provocando ataque de nervos entre os aliados do governo baiano.
O disse-me-disse dos últimos dias relacionado declarações sobre suposta coligação entre o PSB e PR (que nunca foi proposto por ambas as legendas) nas proporcionais se desdobrou num bate-boca em plenário na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, entre os deputados Pedro Alcântara (líder do PR) e Capitão Tadeu único representante socialista na Casa.
Alcântara já havia se irritado com declarações da deputada federal Lídice da Mata (PSB) que se posicionou contrária à aliança com o PR e ontem voltou a condenar essa possibilidade afiançando que eram os republicanos que não teriam interesse em se aliar à legenda socialista por se tratar de um partido “nanico”.
Foi o bastante para o Capitão Tadeu pedir três minutos no tempo da bancada governista para responder ao colega que de forma dura. “Não admito que o senhor se dirija ao PSB nesses termos, peço respeito, tenha compostura”, reclamou, passando a alfinetar Alcântara.
“O PSB não muda de lado, continua um partido íntegro”, disse numa alusão à mudança de oposição do colega que já foi líder do antigo PFL na Assembleia Legislativa, tendo apoiado os sucessivos governos pefelistas, mas mudou de posição, aderindo ao atual governador Wagner.
Para Tadeu, embora o PSB tenha apenas um deputado estadual, “é gigante e grandioso em estatura moral, não muda de lado”, repetiu, alegando ter tratado o senador César Borges (PR) com respeito, embora não o aceite como aliado. Justificou que os socialistas não vão se coligar com os republicanos pois o PSB entende que perderia com a aliança.

terça-feira, 6 de abril de 2010

POLÍTICA

Borges só será da chapa de Wagner com coligação plena
Ludmilla Duarte l Sucursal Brasília ( A TARDE)

A aliança do PR do senador César Borges com o PT do governador Jaques Wagner junto com os partidos que são seus aliados históricos na Bahia depende de que seja desatado um último nó: a formação, ou não, de um chapão que abrigue, além da chapa majoritária, as coligações proporcionais, ou seja, para os candidatos a deputados federais e estaduais.
“Queremos ser recebidos como parceiros”, avisou na segunda-feira, 5, em Brasília, o senador César Borges durante um evento do partido que pré-formalizou o apoio do PR à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. “Como presidente do PR na Bahia, tenho responsabilidade partidária. Nossas bancadas têm que ser no mínimo reeleitas e se possível reforçadas”, afirmou o senador.
Com isso, César Borges deixou claro que não aceitará a exclusão do PR numa eventual formação de chapas diferenciadas para as eleições proporcionais – ideia defendida pelo PCdoB, antigo aliado do PT no Estado.
De acordo com o presidente estadual da legenda, deputado federal Daniel Almeida, o “chapão” deverá provocar um desequilíbrio em favor dos partidos de centro nas chapas proporcionais. “O melhor cenário é ter mais de uma chapa para deputados federais. Por exemplo, uma reunindo os partidos de esquerda, e a outra com os de centro”, disse Almeida.

CAVALGADA DO NETINHO DO FORRÓ ARRASTOU MULTIDÃO

A Cavalgada do Netinho do Forró, promovida exclusivamente pelo produtor de eventos Gelcom 10 e apoiada pela comissão da Cavalgada Ecológica, foi uma sensacional realização.

Foi festa de gente grande. Uffss!!! Potiraguá saiu da rotina da paralisação. Graças a esta pessoa tão talentosa e corajosa, Jefferson Santos.

Segundo informações de cálculo da Polícia Militar, foi um movimento que agregou mais de 3.000 pessoas e mais de 400 cavaleiros.

Mas teve gente que se aproveitou do movimento muito mais do que outros:

O prefeito de Potiraguá parece ter dado ar da graça, aparecendo no movimento, acompanhado do seu candidato a deputado estadual. Mas até quando este estará nos visitando? Será que tudo isso desta vez não se encerrará em outubro?

Bem, nós somos os sabedores destas aparições!

Mas vamos lá:

Segundo o assessor de comunicação do Poder executivo de Potiraguá, a cobertura celular seria inaugurada neste dia festivo de cavalgada, aproveitando-se do ensejo. Esta promessa foi feita em uma das edições do Programa de Rádio que é promovido e patrocinado pela Prefeitura Municipal na Rádio Jornal de Itapetinga. Hoje, dia 06 e nada de celular. Parece mesmo uma aberração.





sábado, 3 de abril de 2010

O QUE FEZ MUDAR O BLOG " POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA"?

O que houve com o Blog Políticos do Sul da Bahia? Mudou completamente a sua visão sobre a administração pública de Potiraguá. O que era mal aos seus olhos, agora se tornou num bem incomparável! Do que antes julgava mal, nada mudou, aliás, estacionou-se numa comodidade irritável contra a população do município. Oriundos de um conceito bem dotado que o seu blog tem na região, não entendemos do por que essa mudança tão brusca quando se refere ao prefeito Olyntho Alves Moreira. O que nos resta é torcermos para que não tenha veracidade no que dizem as pessoas sobre esta sua atitude. Recordo-me bem que certa vez o mesmo classificou o blog Potiraguá em Foco como parcial, o que na verdade não somos e temos demonstrado isso a cada dia, a cada postagem. É satisfatório que reveja os seus conceitos, pois o que posta hoje não condiz com a realidade que outrora se fazia por meio de suas matérias agravantes ao prefeito e sua administração. O que nos parece é que o blog Políticos do Sul da Bahia rompeu com a parceria de informação que antes tivera diretamente de Potiraguá e estampilhou parceria com a MS Consultoria Marketing e Pesquisa. Mas sabemos que esta idéia tem de tudo para que seja uma realidade, pois o seu blog é mais um que não convive diretamente com a realidade de Potiraguá, bem como a MS, a Secretária de Saúde, o Secretário do Bem Estar social, enfermeiras, Psicólogas, parte do setor de Contabilidade etc. Esta é nossa cara! Quanto menos informação, ainda melhor!